Américas

Embaixador dos EUA na China anuncia saída e pede “reequilíbrio” nas relações

Ex-governador de Iowa, Terry Branstad deixará Beijing, em meio a maior esfriamento nas relações em décadas

A deterioração nas relações entre Estados Unidos e China foi o principal motivo para a renúncia do embaixador norte-americano, Terry Branstad, à liderança das relações diplomáticas em Beijing, informou nesta segunda (14) o jornal “The New York Times”.

Apoiador do presidente Donald Trump e ex-governador do estado de Iowa, Branstad anunciou que deixará a embaixada em outubro. O diplomata está em Beijing desde 2017.

Chegou ao comando do posto prometendo reforçar laços com o presidente chinês, Xi Jinping, que conhece desde 1985. Branstad e o Xi se conheceram durante uma viagem de funcionários da burocracia do Partido Comunista da China aos EUA.

Tensão força saída de embaixador dos EUA na China
O embaixador dos EUA na China, Terry Branstad, ainda quando governador do estado de Iowa, em agosto de 2011 (Foto: Flickr/Gage Skidmore)

O relacionamento pessoal, no entanto, não foi o suficiente para afastar os conflitos entre os dois países.

No comunicado, Branstad citou que participou da tênue trégua na guerra comercial entre os dois países, em janeiro de 2019. O embaixador também teve papel nas tratativas para cortar o comércio ilegal do analgésico fentanil, hoje usado de forma indiscriminada nos EUA.

Agora, rever as relações será essencial, afirmou o embaixador, que não é diplomata de carreira. “Estamos reequilibrando a relação China-EUA para que possa alimentar crescimento positivo em ambos os países”, escreveu.

De acordo com o “Times”, o principal jornal do Partido Comunista, “People’s Daily” se recusou a publicar um artigo de opinião de Branstad na última semana. A decisão gerou mal-estar junto ao Departamento de Estado.

“A resposta expõe o medo da liberdade de expressão e do debate intelectual sério, além da hipocrisia de Beijing quando reclama da falta de tratamento justo e recíproco em outros países”, dizia a mensagem do Departamento.