Américas

Rússia já está interferindo nas eleições dos EUA a favor de Trump, segundo FBI

Diretor confirmou que táticas de influência a favor de Trump estão em curso nas redes sociais norte-americanas

A Rússia já opera táticas para influenciar a opinião pública norte-americana antes da eleição presidencial, registrou o portal Huffington Post. A informação é do chefe do FBI (Departamento Federal de Investigações dos EUA, em inglês), Christopher Wray.

O diretor falou ao Comitê de Segurança Interna do Congresso norte-americano na última quinta-feira (17).

De acordo com Wray, o FBI já comprovou que a Rússia se esforça para causar rusgas à imagem do candidato democrata Joe Biden. A influência se dá através das redes sociais e da mídia estatal, confirmou o diretor.

Rússia tenta interferir nas eleições dos EUA a favor de Trump, confirma FBI
Trump e Putin se encontram em Moscou, em junho de 2019 (Foto: Mikhail Metzel/Presidência da Rússia)

A escolha por Trump é uma resposta do Kremlin às críticas de Biden a Moscou e a atuação na Ucrânia enquanto vice-presidente de Barack Obama. À época, seus posicionamentos sinalizavam que o candidato democrata é anti-Putin.

“É um esforço para semear a discórdia, o lado maligno da influência estrangeira”, definiu Wray.

Ao contrário dos já identificados hackers chineses, a Rússia não tem como alvo a infraestrutura eleitoral, como nas eleições de 2016, afirmou Wray.

No início de 2020, Trump afastou o então diretor da Inteligência Nacional dos EUA, Joseph Maguire, por ter afirmado que a Rússia interfereria nas eleições à favor da candidatura do republicano.