Governo do Laos adota medidas sanitárias contra surto de antraz

Autoridades proibiram o transporte de gado após um aumento no número de pessoas infectadas com a bactéria no sudoeste do país

Um surto de antraz foi registrado em dois distritos do sul da província de Champassak, no Laos, sudeste da Ásia. As autoridades reagiram impondo medidas sanitárias, incluindo restrições ao movimento e ao abate de animais de fazenda. Segundo autoridades de saúde, a bactéria foi encontrada em 97 carcaças de vacas, búfalos e cabras. As informações são da rede Radio Free Asia.

Na semana passada, três casos foram confirmados. Na terça-feira (19), no entanto, o número saltou para 14, de acordo com o Departamento de Saúde provincial. Todos os pacientes infectados estão sendo tratados e exibem grandes crostas escuras, sintoma característico da doença. Autoridades de saúde acreditam que eles contraíram antraz, também chamado de “doença do sangue negro”, ao consumir carne de animais infectados, como vacas ou búfalos.

Para evitar um surto, a Secretaria de Agricultura e Florestas do distrito de Soukhoumma emitiu um aviso, pedindo que todos os setores relacionados, incluindo a comunidade e pequenas empresas, evitem comercializar animais ou seus produtos fora do distrito.

Agricultor laosiano usa búfalo na lida do campo (Foto: Pxhere/Reprodução)

Diante do cenário, os proprietários de animais foram aconselhados a monitorar de perto seus rebanhos e relatar imediatamente qualquer sintoma suspeito às autoridades. O Ministério da Saúde do Laos recomendou que as autoridades da região monitorem o abate e o consumo de carne nas áreas onde os casos foram registrados. Além disso, o poder público ordenou que todas as as áreas afetadas sejam sanitizadas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o antraz geralmente não é contagioso entre humanos, embora tenham ocorrido raros casos de transmissão de pessoa para pessoa.

A doença

O antraz é uma doença infecciosa causada pela bactéria Bacillus anthracis. Essa bactéria produz esporos extremamente resistentes que podem permanecer viáveis no solo por décadas.

Os seres humanos geralmente contraem antraz por meio do contato com animais infectados ou produtos contaminados, como carne contaminada ou lã. Existem três formas principais da doenças em humanos: cutânea (pele), pulmonar (pulmões) e gastrointestinal (trato gastrointestinal).

A forma pulmonar é a mais grave e potencialmente fatal, especialmente se não for tratada precocemente.

Tags: