Peru se torna país com maior volume de mortes per capita por Covid-19

Peru soma 88 mortes a cada 100 mil pessoas; com subnotificação, número de 29 mil óbitos pode ser o dobro
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O Peru alcançou o maior volume proporcional de mortes por Covid-19 no mundo. Com pouco mais de 29 mil óbitos registrados, segundo a compilação da Universidade Johns Hopkins (EUA), desta quarta (2), o país contabiliza 90,4 mortes a cada 100 mil pessoas.

Autoridades alertam que o número real de mortos pode ser até o dobro do oficial. Assim como outros países da América Latina, a subnotificação é característica da pandemia no Peru.

O país superou a Bélgica, com 86,65 mortes por 100 mil. Na sequência vêm Andorra, Reino Unido, Espanha, Chile, Itália, Brasil e Suécia.

O surto se espalhou se tal forma que um quarto dos 12 milhões de habitantes da capital, Lima, já tiveram contato com o vírus. A informação é de um estudo do governo peruano, divulgado em agosto.

Peru se torna país com maior volume de mortes per capita por Covid-19
Mulher peruana e sua filha esperam a vez de receber cestas básicas do Ministério da Defesa do Peru em Chorrilos, em agosto de 2020 (Foto: Flickr/Ministério da Defesa do Peru)

A explosão de casos socorreu após o abrandamento das medidas de bloqueio, em julho. Agora, o país inteiro está sob lockdown e reuniões sociais e familiares estão proibidas, informou a Bloomberg.

A retomada da curva de contágio também é um mau sinal para economia peruana. No segundo trimestre, o país registrou a contração mais profunda do mundo, de 27,5%, após ações de contenção ao vírus.

Com grandes impactos econômicos, a América Latina procura se manter de pé em meio à pandemia.

A região tem cinco dos dez países com maior volume de contágios do mundo – Brasil (3,9 milhões de casos), Peru (657 mil), Colômbia (624 mil), México (606 mil) e Argentina (428 mil).

Os Estados Unidos, na América do Norte, é o primeiro lugar, com mais de seis milhões de casos confirmados.

Tags: