Israel e Kosovo inauguram laços diplomáticos em cerimônia via Zoom

Kosovo é o 1º país muçulmano a inaugurar embaixada em Jerusalém; reconhecimento teve mediação dos EUA

Ao estabelecerem relações diplomáticas no último dia 1º, Israel e Kosovo se tornam os primeiros países a inaugurar relação bilateral – e reconhecimento recíproco – em uma reunião virtual.

Conforme o portal Al-Monitor, a reunião via Zoom foi a saída encontrada para não adiar os trâmites diplomáticos, em meio ao distanciamento social imposto por Tel Aviv para conter a pandemia.

A previsão original era que a ministra das Relações Exteriores do Kosovo, Meliza Haradinaj-Stublla, viajasse para inaugurar a embaixada kosovar em Jerusalém. O país é o primeiro de maioria muçulmana a inaugurar uma representação na cidade, disputada por judeus e árabes.

Israel e Kosovo inauguram laços diplomáticos em cerimônia virtual
Placa da embaixada de Kosovo em Jerusalém, Israel, inaugurada em 1 de fevereiro de 2021, em cerimônia virtual (Foto: Ministério das Relações Exteriores de Israel)

O reconhecimento mútuo é um passo para legitimação aos dois territórios, e representa pequena vantagem do Estado judeu sobre os palestinos, que também reivindicam parte da Terra Santa.

Enquanto isso, Kosovo tem o reconhecimento dos EUA e União Europeia, mas não da Sérvia, com quem travou uma guerra pela independência em 1998. Dez anos depois, os kosovares separaram-se de forma unilateral do governo de Belgrado.

“Hoje o Kosovo se junta ao círculo de países que aspiram a paz ao reconhecer Israel e Jerusalém como sua capital”, disse o chanceler israelense, Gabi Ashkenazi.

Israel, por sua vez, se torna o 117º país a reconhecer a República de Kosovo.

Intermediação dos EUA

A cerimônia virtual, transmitida pelo Facebook, inclui ainda a participação do embaixador dos EUA no Kosovo, Philip Kosnett, e outros funcionários do governo norte-americano.

O estreitamento de relações entre Tel Aviv e Pristina têm grande influência de Washington e de sua diplomacia no Oriente Médio. Em setembro, uma cúpula com os líderes de Kosovo, da Sérvia e o então presidente Donald Trump, promoveu o reconhecimento das duas nações a Israel.

O Kosovo hesitou em reconhecer o Estado judeu, graças à sua maioria muçulmana. Israel, por sua vez, temia que as relações com o território, demandado pelos sérvios, pudessem criar um precedente para os palestinos.

Na cerimônia, os chanceleres assinaram três acordos de cooperação. O Kosovo é o terceiro país a abrir uma embaixada em Jerusalém, depois dos EUA e da Guatemala. O escritório deve ser inaugurado em março. Pristina ainda não divulgou quem será seu diplomata representante em Israel.

Tags: