A Boris Johnson, Biden enfatiza proteção de acordo com Irlanda do Norte

Biden teria dito que buscará uma parceria comercial com Londres pós-Brexit, mas não abre mão do Acordo de Belfast
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Funcionários britânicos disseram à Reuters que, em conversa por telefone com o primeiro-ministro britânio Boris Johnson, nesta terça (10), o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, sugeriu o desejo de negociar um possível acordo com Londres pós-Brexit.

A única objeção, no entanto, é que se mantenha o Acordo de Belfast. O termo, assinado em 1998 após 30 anos de violência sectária na Irlanda do Norte, possibilitou a cooperação por meio das fronteiras da ilha.

No dia 9 de setembro, Londres substituiu de forma unilateral partes do acordo. O objetivo seria evitar uma fronteira alfandegária física entre a porção norte da ilha, parte do Reino Unido, e a República da Irlanda, que continua membro da UE (União Europeia).

A mudança punha em risco o acordo de 1998 e foi suficiente para minar a confiança do bloco europeu e dos norte-americanos no Reino Unido.

A Boris Johnson, Biden enfatiza proteção a acordo com Irlanda do Norte
O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, em manifestação pré-campanha eleitoral, em fevereiro de 2020 (Foto: Creative Commons)

“Biden deixou clara a importância de implementar o Brexit de forma que respeite o Acordo de Belfast. O primeiro-ministro garantiu ao presidente eleitor que isso será contemplado”, disse um funcionário do governo britânico à Reuters.

Aliados históricos, o Reino Unido prevê laços estreitos com o governo do EUA por meio de pautas como as mudanças climáticas.

Johnson, que nunca esteve pessoalmente com Biden, afirmou que também busca um acordo comercial com a União Europeia – bloco que o país deixa em definitivo a partir de janeiro.

O premiê, no entanto, já afirmou que está disposto a barrar a parceria caso a situação se complique na sensível fronteira da Irlanda do Norte com a Irlanda. A via é o único acesso terrestre entre o Reino Unido e a UE.

Tags: