Derretimento de gelo na França revela jornais de acidente aéreo de 1966

Avião da Air India caiu há 54 anos, durante rota Mumbai-NY, após falha de comunicação no controle do voo
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Cópias de jornais indianos a bordo do avião da Air India que caiu em Mont Blanc, há 54 anos, foram revelados após o derretimento do gelo do glaciar dos Bossons, nos Alpes da França.

O voo da Air India, que saiu de Mumbai e tinha Nova York como destino final, caiu em janeiro de 1966. O motivo foi uma falha de comunicação no controle de voo. Todos os 177 passageiros morreram.

Um acidente semelhante já tinha ocorrido em novembro de 1950, também com uma aeronave da Air India. Os 48 ocupantes também morreram na queda.

Derretimento em Mont Blanc revela jornais sobre acidente aéreo de 1966
Glaciar dos Bossons, em Alta Saboia, França (Foto: Wikimedia Commons)

Derretimento

De acordo com o jornal The Guardian, as manchetes sobre a ascensão de Indira Gandhi como primeira-ministra da Índia foram descobertas pelo dono de um restaurante no resort francês de Chamonix, a 1,3 mil metros de altitude.

Segundo ele, é comum encontrar restos do acidente aéreo de 1966. Quando os papéis secarem, os jornais ficarão expostos no restaurante, com outros itens ligados à queda da aeronave.

Em 2012, um saco de correio diplomático, carimbado pelo governo indiano, foi recuperado. Um ano depois, um alpinista francês encontrou uma caixa metálica com o logotipo da Air India, com esmeraldas, rubis e safiras. O conteúdo da caixa foi avaliado entre US$ 147 mil e US$ 279 mil.

Com a perda de um quarto do gelo no local, restos de escaladores e até de soldados da I Guerra Mundial têm aparecido com mais frequência.

Tags: