Para Copa de 22, Kosovo enfrentará três países que não o reconhecem

Sorteio da chave B coloca Kosovo contra Geórgia, Grécia e Espanha nas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O sorteio para a Copa do Mundo de 2022, realizado na segunda (7) em Zurique, colocou o Kosovo em embate com três países que não reconhecem a sua independência. Geórgia, Grécia e Espanha serão os adversários do país no Grupo B das eliminatórias do campeonato no Catar.

Em um sorteio anterior, Kosovo foi selecionado para disputar as eliminatórias contra a Sérvia – com quem tem péssimas relações desde a guerra travada em 1998 e que separou o território.

Após sua declaração de independência, em 2008, o Kosovo possui o reconhecimento dos EUA e União Europeia. Sérvia e Rússia ainda reconhecem o território como sérvio.

Kosovo enfrentará três países que não reconhecem sua independência na Copa de 2022
Seleção de Kosovo, em outubro de 2020 (Foto: Twitter/Football Kosovar)

As regras da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol, em inglês), no entanto, proíbem partidas entre países em conflito, como Armênia e Azerbaijão ou Rússia e Ucrânia. Assim, o sorteio foi refeito.

Entre os rivais que disputam uma vaga na Copa do Catar, a Espanha se opõe abertamente à independência de Kosovo. O reconhecimento abriria precedentes à Catalunha – região espanhola que tentou se emancipar do país em 2017 e onde há forte movimento separatista.

No comunicado das chaves, a UEFA disse que apresentará uma solução às partes, como a realização de jogos em países neutros e sem a exibição de bandeiras nacionais.

Kosovo entrou na UEFA em 2015 e passou a integrar a FIFA (Federação Internacional de Futebol) em 2016. O território disputou as primeiras eliminatórias da Copa do Mundo na Rússia, em 2018.

Tags: