O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou no último dia 1 uma resolução que pede cessar-fogo em todo o mundo por conta da pandemia do novo coronavírus.
A resolução foi aprovada por unanimidade e prevê que fim das hostilidades duraria, a princípio, 90 dias. O secretário-geral da ONU, António Guterres, vem pedindo um cessar-fogo global desde abril.
O objetivo da resolução, de autoria da França e da Tunísia, seria “permitir a chegada de ajuda humanitária de forma segura, livre e sustentada”.

O Conselho citou “princípios humanitários de humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência” para defender o fim das agressões, que se estenderia até o fim de setembro.
As exceções seriam operações militares contra os grupos extremistas islâmicos Front Al-Nusra, Al Qaeda e Estado Islâmico.
As missões de paz da entidade foram orientadas a auxiliar os governos locais em suas políticas de contenção do novo coronavírus.
Resoluções do Conselho de Segurança entram em vigor quando são aprovadas por ao menos nove de seus 15 membros. Também não podem ser vetadas por nenhum dos membros permanentes China, EUA, Rússia, França e Reino Unido.