ONU: Organizações internacionais criam estoque de vacinas contra Ebola

Reserva de 500 mil doses busca garantir resposta imediata aos próximos surtos de Ebola em países emergentes

Este conteúdo foi publicado originalmente na agência ONU News, da Organização das Nações Unidas

As quatro principais organizações internacionais humanitárias e de saúde anunciaram a criação de um estoque global de vacinas contra o Ebola, anunciou a ONU (Organização das Nações Unidas) na terça (12).

A iniciativa é do Grupo de Coordenação Internacional sobre Provisão de Vacinas, que inclui a OMS (Organização Mundial da Saúde), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e a a entidade Médicos Sem Fronteiras. 

A iniciativa conta com o apoio financeiro da Aliança da Vacinas Gavi. O estoque permitirá aos países conter futuras epidemias de Ebola, garantindo o acesso às vacinas para as populações em risco. 

ONU: Organizações internacionais criam estoque global de vacinas contra Ebola
Crianças leem pôsteres de orientação ao Ebola em Yambio, cidade do Sudão do Sul, em março de 2020 (Foto: Unicef/Brian Ongoro)

A imunização protege contra a espécie conhecida como “ebola do Zaire”, que causa surtos mais frequentes. Fabricada pela MSD (Merck, Sharp & Dohme), a vacina possui o financiamento dos Estados Unidos

A licença, em 2019, partiu da Agência Europeia de Medicamentos, seguida pela OMS, a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) e oito países africanos. 

Antes do licenciamento, mais de 350 mil pessoas na Guiné Equatorial e na República Democrática do Congo receberam as doses. As pessoas estavam em ondições de emergência após os surtos em 2018 e 2020. 

Importância 

Em comunicado, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que a pandemia de Covid-19 está lembra o poder das vacinas para salvar vidas contra vírus mortais.

“As vacinas contra o ebola tornaram uma das doenças mais temidas do planeta em algo evitável”, apontou. Para Tedros, esse novo estoque é um excelente exemplo de solidariedade, ciência e cooperação entre organizações e setor privado. 

O Unicef deve gerenciar o estoque em nome do Grupo de Coordenação. Como já acontece com vacinas contra cólera, meningite e febre amarela, este grupo tomará todas as decisões sobre alocação do recurso. 

As vacinas estão armazenadas na Suíça e prontas para envio a países em caso de emergência. A decisão sobre distribuição virá após o recebimento da solicitação de um país. O tempo total de entrega previsto é de sete dias. 

Como os surtos de ebola são raros e imprevisíveis, não existe um mercado natural para a vacina. Cerca de 6,9 mil doses estão disponíveis nesse momento, com mais sendo entregues este mês e ao longo de 2021. 

Dependendo da taxa de implantação da vacina, o estoque de emergência deve chegar a 500 mil doses dentro de dois a três anos. 

Tags: