Wagner Group recruta jogadores de videogame para pilotar drones na Ucrânia e na África

Anúncio publicado na principal rede social da Rússia busca civis interessados em servir à organização paramilitar privada

O Wagner Group continua recorrendo a métodos pouco convencionais para reforçar suas fileiras em meio à guerra na Ucrânia. Agora, a organização paramilitar privada que serve aos interesses do Kremlin tem recrutado jogadores de videogame para que atuem como pilotos de drones. As informações são da revista Newsweek.

Na segunda-feira (19), o Wagner publicou um anúncio na rede social VK, a principal da Rússia, segundo o qual há vagas abertas para civis interessados em pilotar remotamente veículos aéreos não tripulados (UAVs, na sigla em inglês).

Jovem membro do Wagner Group na sede da organização paramilitar (Foto: vk.com/altaywagner)

O anúncio busca jovens entre 21 e 35 anos, em boa forma física e com bons conhecimentos de informática. Terão preferência os candidatos que comprovem experiência no uso de joysticks e jogadores de videogame que “fiquem sentados jogando durante horas”. O texto destaca, ainda, que não é obrigatória a participação na guerra, oficialmente tratada por Moscou como “operação militar especial”.

O veículo informativo russo Vertska fez uma candidatura falsa e revelou mais detalhes da vaga. Entre eles o fato de que os contratados teriam acesso a “dois tipos de UAVs: helicópteros e coisas mais sérias”, disse o recrutador, possivelmente referindo-se a drones de ataque.

As vagas abertas atualmente são para atuação na Ucrânia e no continente africano, onde o Wagner Group também marca forte presença. O recrutador, em contato com o falso candidato do Vertska, afirmou também que não é necessária qualquer experiência militar prévia.

A fonte secou

O Wagner Group, que já foi peça importante dentro da estratégia de Moscou na guerra da Ucrânia, tem se afastado cada vez mais do governo, reflexo do distanciamento crescente entre o chefe da organização paramilitar, Evgeny Prigozhin, e o presidente russo Vladimir Putin.

Um dos efeitos da crise no relacionamento entre os antigos aliados é a escassez de mão de obra que atinge o Wagner Group. Os canais de recrutamento abertos pelo Kremlin se fecharam, como o programa que permitia a criminosos condenados trocar a pena de prisão por seis meses de serviços prestados à organização paramilitar.

Para compensar a escassez, o Wagner chegou a publicar em março um anúncio no site Pornhub para oferecer emprego a eventuais interessados. “A colocação do anúncio em sites pornográficos é uma boa ideia de nossos especialistas em marketing”, disse Prigozhin na ocasião.

A entidade também passou a realizar palestras em escolas russas de ensino médio, através das quais recruta “jovens guerreiros” que tenham interesse em futuramente servir à organização. Clubes desportivos tornaram-se igualmente centros de recrutamento.

Tags: