Banco Central da Turquia usa pagamento com yuan chinês pela primeira vez

Empresas turcas realizaram pagamento de notas de importação da China usando a moeda chinesa
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O Banco Central da Turquia afirmou na última sexta (19) que usou pela primeira vez um mecanismo de financiamento em yuan chinês, sob os termos de um acordo de swap com o Banco Popular da China.

Segundo a agência de notícias Reuters, empresas turcas de vários setores pagaram as notas de importação da China usando a moeda chinesa.

O banco central aponta que o movimento vai fortalecer a cooperação entre Turquia e China. Os bancos comerciais poderão adicionar produtos relacionados ao comércio e atividades financeiras com estratégias baseadas no acordo.

Banco Central da Turquia usa pagamento com yuan chinês pela primeira vez
Entrada do Banco Central da Turquia (Foto: Banco Central da Turquia/Reprodução)

Uma queda nas reservas cambiais da autoridade monetária turca levantou preocupação de que o país precisaria de financiamento estrangeiro.

A queda foi causada, em parte, pela intervenção de bancos estaduais para sustentar a lira turca.

Em maio, a Turquia procurava estabelecer linhas de swap com os bancos centrais da Inglaterra e do Japão e expandir as linhas já existentes com o Qatar e a China.

Após a triplicação da linha com o Qatar, chegando a US$ 15 bilhões, as reservas turcas aumentaram em US$ 8 bilhões. No entanto, analistas apontam que o valor está longe de atender as necessidades do país.

Tags: