Nicarágua libera isolamento e máscaras para conter coronavírus

Nos hospitais do país, onde foram confirmados 13 casos da doença, também era proibido usar proteção no rosto

Depois de dispensar medidas de contenção contra o novo coronavírus, o governo da Nicarágua anunciou nesta quarta (29) que adotará o distanciamento e o uso de máscaras, até então proibidas também nos hospitais.

A nova norma foi avisada à população pela vice-presidente Rosario Murillo, esposa do mandatário Daniel Ortega. O governo também prometeu desinfetar espaços de uso comum, como ônibus, mercados e centros de estudos. As informações são da agência de notícias argentina Télam.

O governo do país centro-americano também autorizou as escolas privadas a ministrar aulas à distância, mas as públicas continuarão abertas.

Nicarágua libera isolamento e máscaras para conter coronavírus
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em foto de 2012 (Foto: Chancelaria do Equador)

A Nicarágua é um dos únicos países no mundo de as instituições de ensino continuam abertas, além de Belarus, Turcomenistão e Tadjiquistão. A informação é da plataforma que monitora o fechamento das escolas, criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O aeroporto da capital Manágua ficará fechado após informações, não confirmadas pelo governo, que um funcionário morreu após contrair o novo coronavírus.

Políticas governamentais

O governo da Nicarágua resiste em adotar medidas restritivas para controlar o contágio da Covid-19.

O presidente, Daniel Ortega, encorajou no início do mês a participação dos cidadãos em eventos de grande porte e o retorno ao trabalho, mesmo com o aumento no número de casos em todo o mundo.

As recomendações, opostas às da OMS (Organização Mundial da Saúde) em pronunciamento à nação no último dia 16. Ortega não era visto em público desde 12 de março, delegando a gestão da saúde durante a crise para sua vice e esposa.

Anasha Campbell, diretora do Intur (Instituto Nicaraguense de Turismo), divulgou a campanha “Nicarágua toda doce, com amor para você”, também nesta quarta (29). A meta é divulgar todo mês um destino doméstico para as férias dos nicaraguenses.

O país registrou apenas 13 casos do novo coronavírus, com três mortes.

Tags: