O Banco Central da Turquia afirmou na última sexta (19) que usou pela primeira vez um mecanismo de financiamento em yuan chinês, sob os termos de um acordo de swap com o Banco Popular da China.
Segundo a agência de notícias Reuters, empresas turcas de vários setores pagaram as notas de importação da China usando a moeda chinesa.
O banco central aponta que o movimento vai fortalecer a cooperação entre Turquia e China. Os bancos comerciais poderão adicionar produtos relacionados ao comércio e atividades financeiras com estratégias baseadas no acordo.
Uma queda nas reservas cambiais da autoridade monetária turca levantou preocupação de que o país precisaria de financiamento estrangeiro.
A queda foi causada, em parte, pela intervenção de bancos estaduais para sustentar a lira turca.
Em maio, a Turquia procurava estabelecer linhas de swap com os bancos centrais da Inglaterra e do Japão e expandir as linhas já existentes com o Qatar e a China.
Após a triplicação da linha com o Qatar, chegando a US$ 15 bilhões, as reservas turcas aumentaram em US$ 8 bilhões. No entanto, analistas apontam que o valor está longe de atender as necessidades do país.